S e p a r a r  o  t r i g o  d o  j o i o
     

  
Livraria | Software Finbolsa | Slide show Finbolsa | MetaStock 11 | Cotações por Email

Mapa do site

Curso Online | Loja Finbolsa | Tour Histórico | Links | FAQ

< Homepage | Contactos

  
Painel de Empresa
O essencial para avaliar uma empresa
Tendências
Gráficos de curto e longo prazo de índices/acções
Navegação Histórica
Portugal desde 1983
Espanha desde 1986
Dow 30 desde 1900!
Cotações fim-de-dia
Para 10 mercados e índices
Masterlist essencial
PER, PCF, PBV, Div. Yield e outros rácios essenciais
Análises e Artigos
Análises por empresa
Análises desvinculadas
Artigos desvinculados
An. e Art. mais recentes

Balanços
Balanços e Dem. Res.
Dados Económico Fin.
Dados Trimestrais

Rácios
Económico Financeiros
Económico Bolsistas
Bolsistas

Tabelas Comparativas com exemplos
V.Nominal, NºAcções
Lucros Corrig. e Prev.
Res., C.Flow Operac.
Vendas, S.Líquida
Aut.Fin., Rent., Margem
Lucro/Ac, Div/Ac, Prod.
C.B., E.V., EV/EBITDA
High, Low, YtoDate
Volati., Beta, Intraday

  
Participe na Competição Global!
  
  
Grupo        Empresa
  
PAINEL DE EMPRESA



Análises
Tipo Data Autor
Título Para ler algumas análises e artigos precisa de ter o Acrobat Reader instalado. Clique aqui para download gratuito. *
Fundamental 30/05/2002 Vasco Soares Empresa em análise: PTM (formato pdf, 50 k)  >>
Artigo 02/05/2002 Joao Dinis de Sousa PTM e Lusomundo: a grande lata >>

* Algumas das análises e artigos estão no formato PDF; para ler esses textos, precisará de ter instalado o Adobe Acrobat Reader no seu computador.
  
Apresentações
  


Tome decisões de investimento bem informadas consultando este Painel de Empresa! Ele concentra, numa só página, os dados essenciais de uma empresa, ajudando-o a investir com segurança.

No painel principal (a cinzento) pode ver três diferentes gráficos de cotações. O de cima mostra a evolução das cotações e volumes da acção no último mês e meio. Para uma detecção fácil e intuitiva de tendências, pode ver os Candlesticks, ou velas japonesas, nas cotações (barra azul significa que o fecho foi superior à abertura; barra vermelha o contrário; uma barra azul pronunciada e com muito volume é um forte sinal técnico bullish, uma vermelha um forte sinal técnico bearish).

Logo abaixo, no gráfico da direita, encontra a evolução comparada das cotações da acção, do índice do mercado nacional, do Dow e do Nasdaq, também no último mês e meio, o que permite avaliar, não apenas a performance relativa da acção, mas também a forma como reage aos movimentos gerais dos índices.

No gráfico de baixo da esquerda pode ver a evolução das cotações e volumes nos últimos dois anos, o que lhe dá uma perspectiva da tendência de longo prazo.

Por cima dos gráficos encontram-se várias tabelas de dados e rácios económicos, financeiros e bolsistas. A tabela de cima da esquerda mostra os incrementos homólogos do Volume de Negócios (ou Vendas + Prestações de Serviços ou Proveitos de Operações Activas para os bancos) e dos Resultados Operacionais no fim de vários trimestres, o que permite ver a evolução recente destes importantes dados. Em princípio, são preferíveis empresas com bons crescimentos homólogos do VN e dos RO. Crescimentos maiores nos trimestres mais recentes do que nos anteriores são ainda mais desejáveis, pois significam uma aceleração do desenvolvimento da empresa.

A tabela de cima da direita mostra a evolução da Situação Líquida e da Produtividade em dois exercícios anuais. Quanto mais alta a Produtividade de uma empresa melhor, e também quanto mais estiver a subir de um ano para outro melhor. O crescimento da Situação Líquida também deve ser positivo, semelhante aos lucros anuais da empresa, de contrário a administração poderá estar a ocultar prejuízos ou lucros fracos (mas, nesta análise, desconte o crescimento da SL derivado de eventuais aumentos de capital no período considerado).

Para ajuda na leitura dos dados destas tabelas, consulte a página Significado e Interpretação dos Dados Económico Financeiros.

Logo abaixo, à esquerda, surge a tabela dos Resultados, já obtidos e Previsionais, PERcorr (ou PER tendo em conta os Lucros Corrigidos) e os Lucros por Acção. Nas três colunas, um (P) indica que os indicadores se baseiam em previsões de lucros.

Para obter ajuda na interpretação do PER, aceda à página Como Interpretar o PER.

Depois apresentamos mais uma sequência de indicadores: o Valor Nominal, o Número de Acções, a Última Cotação, o Beta, a Frequência de Transacção, a Variação Intraday Média, a Volatilidade, o Price Cash-Flow Ratio, o Price Cash Earnings Ratio, o Price Book Value, o Dividend Yield, o EV/EBIT, o EV/EBITDA e o Year to Date. Se tem dúvidas sobre estes rácios consulte Significado e Interpretação dos Rácios Económico-Bolsistas e Significado e Interpretação dos Rácios Bolsistas.

Abaixo do painel cinzento encontra links para documentos presentes na Plataforma Finbolsa sobre esta empresa, as mais recentes análises e as mais recentes apresentações da empresa, o que lhe proporciona uma visão ainda mais completa e actualizada sobre ela.

Estes dados são armazenados na Plataforma Finbolsa e, se adquirir o software Finbolsa, ficarão no seu computador, sendo actualizados electronicamente. Finbolsa armazena-os  como números, não apenas como  imagens estáticas, o que lhe permitirá efectuar cálculos de indicadores económico-financeiros e económico-bolsistas a partir deles.