S e p a r a r  o  t r i g o  d o  j o i o
     

  
Livraria | Software Finbolsa | Slide show Finbolsa | MetaStock 11 | Cotações por Email

Mapa do site

Curso Online | Loja Finbolsa | Tour Histórico | Links | FAQ

< Homepage | Contactos

  
Painel de Empresa
O essencial para avaliar uma empresa
Tendências
Gráficos de curto e longo prazo de índices/acções
Navegação Histórica
Portugal desde 1983
Espanha desde 1986
Dow 30 desde 1900!
Cotações fim-de-dia
Para 10 mercados e índices
Masterlist essencial
PER, PCF, PBV, Div. Yield e outros rácios essenciais
Análises e Artigos
Análises por empresa
Análises desvinculadas
Artigos desvinculados
An. e Art. mais recentes

Balanços
Balanços e Dem. Res.
Dados Económico Fin.
Dados Trimestrais

Rácios
Económico Financeiros
Económico Bolsistas
Bolsistas

Tabelas Comparativas com exemplos
V.Nominal, NºAcções
Lucros Corrig. e Prev.
Res., C.Flow Operac.
Vendas, S.Líquida
Aut.Fin., Rent., Margem
Lucro/Ac, Div/Ac, Prod.
C.B., E.V., EV/EBITDA
High, Low, YtoDate
Volati., Beta, Intraday

  
Participe na Competição Global!
  
  
A FINBOLSA.COM

A Finbolsa.com, hoje

A Finbolsa.com é uma empresa dedicada à prestação de informação sobre os mercados bolsistas, com especial ênfase no português e no espanhol. A Finbolsa.com representa o software de Análise Técnica MetaStock, da Equis International, no território português. Desenvolveu e vende o seu próprio software de Análise Fundamental Finbolsa. Administra uma plataforma de software e dados chamada Plataforma Finbolsa e fornece aos seus clientes serviços de actualização de cotações e de dados fundamentais. A Finbolsa.com também mantém o presente website, http://www.finbolsa.com.

Clique nos links abaixo para conhecer os nossos produtos:

- Bases de Dados fornecidas pela Finbolsa.com
- Informações sobre o Finbolsa
- Informações sobre o MetaStock
- Informações sobre o Serviço de Cotações
- Informações sobre o Canal Finbolsa
- Preçário destes produtos e serviços

Para obter os contactos de Finbolsa.com, clique aqui.


História da Finbolsa.com

Esta sim, uma e-empresa de verdade, que "vende picaretas durante as corridas ao ouro" e que já era e-empresa antes do e-business ser moda

A Finbolsa.com teve como sua antecessora a Meta Online, uma empresa vocacionada para a venda do software MetaStock em Portugal e para o fornecimento de cotações aos utilizadores deste software. A Meta Online foi fundada em 1993 pelo Engº João Duarte. Nessa altura, o MetaStock ainda trabalhava no sistema operativo DOS e tinha acabado de sair a primeira versão para Windows, a 5.0. A Meta Online fornecia aos seus clientes bases de dados de cotações e um serviço pioneiro de actualização de cotações através de ligação a uma BBS. Embora, nesse ano, já existisse Internet, ela era ainda muito pouco usada. O sistema de BBS utilizado estava muito bem concebido e tinha sido criado pelo Engº João Duarte e seus associados. Aqui prestamos a nossa homenagem ao Engº João Duarte pela visão e competência demonstradas. Ele criou um modelo de negócio de informação bolsista baseado no e-business muito antes de essa palavra se ter tornado uma buzzword e deu origem à primeira comunidade de e-investidores no nosso país.

A partir de Setembro de 1995 o Engº João Duarte cedeu a sua empresa ao Engº João Dinis de Sousa, o actual gerente da Finbolsa.com / Meta Online. A Meta Online manteve a mesma política de preços e, gradualmente, foi aumentando o número de clientes. As versões do MetaStock foram-se aperfeiçoando, aparecendo a versão 6.0 (a primeira vocacionada para o Windows 95 a 32 bits), depois a 6.5, depois a 6.52 (a primeira compatível com o ano 2000). As vendas do MetaStock também aumentaram gradualmente até ao ano de 1998, em parte devido à euforia que se apoderou do mercado bolsista entre 1996 e 1998.


Transformações da Meta Online

Em 1996, a Meta Online introduziu mais automatismo no processo de conversão e tratamento dos dados, o que aumentou a eficiência interna e permitiu alocar tempo e recursos à expansão das actividades (como programação Web e desenvolvimento do programa Finbolsa). Mas a BBS continuava a ser o meio de transmissão utilizado, o que tinha vários inconvenientes: os clientes pagavam chamadas telefónicas pela tarifa da conversação, frequentemente a ligação caía, e tinham que esperar a sua vez quando a BBS estava a ser usada por outro cliente.

Este estado de coisas começou a mudar quando, em Janeiro de 1998, a Meta Online iniciou a transmissão de cotações por email da Internet. Nessa altura muitos novos clientes aderiram. Pouco tempo depois, a Meta Online criou um site na Web ainda primitivo pelos padrões actuais, mas com muita informação disponível e publicidade aos seus serviços. O site foi um dos pioneiros sobre Bolsa em Portugal e chegou a ter 400 visitas por dia (nessa época, o número de utilizadores Net era bem menor do que agora). Neste momento acumula mais de 50 000 visitas. Nesta fase havia clientes que recebiam as cotações pela Net e outros pela BBS.

Entretanto, a Meta Online promoveu a migração dos seus clientes da BBS para o serviço Internet, o que aumentou a satisfação dos clientes e permitiu eliminar os custos de manutenção da BBS. Entre 1999 e 2001, esforços foram concentrados no desenvolvimento da Plataforma Finbolsa, uma plataforma de software que gere cotações e dados fundamentais. Em 2000 a Meta Online mudou o seu nome para o actual Finbolsa.com e registou um novo domínio, o www.finbolsa.com. Em 2000 e 2001, a Finbolsa.com aumentou o número de colaboradores, sem deixar de ser uma pequena empresa, levou a cabo a produção do novo website da Plataforma e do programa Finbolsa. A cobertura dos mercados alargou-se, passando-se a fornecer cotações dos mercados espanhol e americano.

O programa Finbolsa começou a ser feito em 1988 e ficou com uma versão DOS comercial, a 2.1, pronta em 1992. Essa versão foi um relativo sucesso comercial. Em 1993-1994-1995 foi criada uma versão para Windows 3.1, chamada Finbolsa 3.1 baseada parcialmente nos conceitos da versão anterior. No entanto, essa versão não ficou completa. Em 1997, essa versão foi convertida para Windows 95 (32 bits) e continuou-se o desenvolvimento, que ficou, porém interrompido de novo. Finalmente, em meados de 1999 o desenvolvimento da nóvel versão 4.1 arrancou, tendo os trabalhos terminado em 2001, já na versão 4.2. A partir de 2000, o desenvolvimento do programa Finbolsa complexificou-se, passando a estar fortemente interligado com a Plataforma Finbolsa e com o website da Finbolsa.com.

Em 2001, iniciou-se uma parceria com a Emerging-Trade para o fornecimento de dados de balanço e rácios para esta empresa que explora o site http://www.emerging-trade.pt.


O site www.finbolsa.com

O design e desenvolvimento do website da Finbolsa.com, em curso desde meados de 2000, esteve a cargo de um dos novos colaboradores da empresa, Pedro Sousa, tendo o Engº João Dinis de Sousa acompanhado este desenvolvimento.

Aberto em Agosto de 2001, o site disponibiliza uma grande base de dados de informação financeira, altamente dinâmica e com uma vasta cobertura, que resultam numa capacidade de output em tabelas e gráficos quase ilimitada. Esta base de dados é actualizada diariamente com as cotações do dia e com novos balanços e demonstrações de resultados que tenham aparecido nesse dia.

Disponibiliza também uma vasta biblioteca de análises de research de empresas e generalistas, um curso de análise técnica, um forum, insights históricos, entre muitos outros conteúdos de interesse. A vocação de www.finbolsa.com é a análise fundamental, mas pela heterogeneidade dos seus conteúdos destina-se a todos os investidores nos mercados financeiros.