S e p a r a r  o  t r i g o  d o  j o i o
     

  
Livraria | Software Finbolsa | Slide show Finbolsa | MetaStock 11 | Cotações por Email

Mapa do site

Curso Online | Loja Finbolsa | Tour Histórico | Links | FAQ

< Homepage | Contactos

  
Painel de Empresa
O essencial para avaliar uma empresa
Tendências
Gráficos de curto e longo prazo de índices/acções
Navegação Histórica
Portugal desde 1983
Espanha desde 1986
Dow 30 desde 1900!
Cotações fim-de-dia
Para 10 mercados e índices
Masterlist essencial
PER, PCF, PBV, Div. Yield e outros rácios essenciais
Análises e Artigos
Análises por empresa
Análises desvinculadas
Artigos desvinculados
An. e Art. mais recentes

Balanços
Balanços e Dem. Res.
Dados Económico Fin.
Dados Trimestrais

Rácios
Económico Financeiros
Económico Bolsistas
Bolsistas

Tabelas Comparativas com exemplos
V.Nominal, NºAcções
Lucros Corrig. e Prev.
Res., C.Flow Operac.
Vendas, S.Líquida
Aut.Fin., Rent., Margem
Lucro/Ac, Div/Ac, Prod.
C.B., E.V., EV/EBITDA
High, Low, YtoDate
Volati., Beta, Intraday

  
Participe na Competição Global!
  
  
CURSO ONLINE DE ANÁLISE TÉCNICA

Invista com o System Tester

De todas as ferramentas do MetaStock, o System Tester é, em minha opinião, a mais bem conseguida. O System Tester testa estratégias ou sistemas de investimento, quer pré-definidas, quer criadas por si, sobre uma base de dados histórica, e determina os ganhos obtidos. Você pode criar muitos sistemas, definindo para cada um deles as regras que conduzem a compras, vendas, e mesmo vendas a descoberto, testá-los e ver qual deles é que deu mais dinheiro num determinado período histórico (tem de possuir uma base de dados histórica). Vejamos o exemplo de um sistema.

Primeiro você chama o System Tester. Aparece uma caixa de diálogo com os sistemas já criados, de onde você pode escolher um para editar ou modificar, ou criar um novo.

Clique aqui para ver a caixa de diálogo de escolha de sistemas.

Suponhamos que escolheu o sistema pré-definido Estocástico com Optimização. Aparece-lhe a seguinte caixa de diálogo:

lic010.jpg (47286 bytes)

Nesta caixa, você pode ver notas textuais que explicam as bases teóricas do sistema e, mais abaixo, as fórmulas que definem os sinais de compra e venda. As fórmulas baseiam-se na Linguagem de Fórmulas MetaStock, que inclui operadores lógicos, matemáticos e estatísticos, assim como funções MetaStock pré-definidas. Muitas dessas funções pré-definidas correspondem a indicadores, pré-definidos ou criados por si. (O MetaStock tem incorporado um Indicator Builder, outra ferramenta poderosa que lhe permite construir os seus próprios indicadores a partir de fórmulas).

Sem irmos às subtilezas do Indicator Builder, continuemos a nossa digressão pelo System Tester. Demos uma olhada na caixa acima e na fórmula que contém. Antes de tudo, podemos ver que a caixa está na sub-página Enter Long, que significa "comprar o título". Por isso, estamos a ver a fórmula usada por este sistema para gerar um sinal de compra. A fórmula é mais simples do que parece. Primeiro recorre à função Ref, com a função Stoch entre parêntesis. A função Stoch dá-nos o valor do indicador Estocástico, o que não nos surpreende, pois este sistema baseia-se no estocástico. O número -1, logo a seguir, indica que estamos a considerar o valor do estocástico na data imediatamente anterior à corrente (se fosse 2 dias antes apareceria -2, etc). Esse valor terá que ser menor ou igual do que o parâmetro de optimização opt1. Depois aparece o operador AND e a segunda condição: estocástico maior que opt1. Traduzindo em linguagem corrente, esta fórmula significa:

Comprar a acção quando o estocástico do dia anterior for menor ou igual que opt1 e o estocástico de hoje for maior que opt1.

opt1 é um parâmetro numérico que será depois optimizado, isto é, tentaremos determinar qual é o opt1 que permite ganhar mais dinheiro.

Este é o sinal de compra. E o sinal de venda? Está numa outra sub-página desta caixa, aquela que diz Close Long. Close Long significa vender o papel que se tinha em carteira. Nessa sub-página estão definidas as fórmulas que determinam um sinal de venda, neste sistema.

Finalmente, ainda pode haver mais dois tipos de sinais: Enter Short e Close Short. Enter Short significa iniciar uma venda a descoberto num mercado a prazo (isto ainda não existe em Portugal mas, nos mercados mais desenvolvidos, é muito usado), isto é, aposta-se na descida do papel e ganha-se dinheiro se ele descer. Close Short significa a correspondente recompra, ou seja, fechar a posição Short. O System Tester permite, pois, quatro sinais diferentes: comprar, vender, vender a descoberto e fechar venda a descoberto.

Já vimos como esta caixa de diálogo define as regras desses sinais. Claro que um background em Análise Técnica ajuda o utilizador a tirar partido desta ferramenta. Mesmo que não se possua um background em Análise Técnica, um background em matemática e estatística também ajuda muito.

Repare na caixa acima novamente. Há um botão que diz Stops. Este botão chama uma outra caixa onde você pode definir muitos tipos diferentes de stops, ou seja, critérios de saída do mercado para proteger os ganhos ou para diminuir os riscos de perdas. Exemplos de stops: "Sair quando se estiver a ganhar 30%", "Sair quando se perder 10% do ganho acumulado", "Sair quando se tiverem perdas de 15%", etc. Se o System Tester encontrar uma condição de stop, sairá logo do mercado mesmo não havendo sinais de venda.

Agora falta definirmos as regras de negociação. Quando compramos e vendemos pagamos corretagens, certo? Isso influi na nossa rentabilidade, pelo que temos que ter esses dados em conta antes de concluirmos que o sistema é bom. Um sistema que negoceia 3 vezes por semana gasta muito mais em corretagem do que um que negoceia 1 vez por ano. Veja esta caixa de diálogo:

lic010_b.jpg (28777 bytes)

Aqui estão as regras de negociação. Negociamos em que altura do dia? Abertura ou Fecho? Vendemos também a descoberto (short) ou só usamos posições long? Pagamos comissões em percentagem do capital ou num certo valor fixo? E que valor para as comissões? Qual o capital inicial? Negociamos em conta margem ou não e, se sim, qual a margem? Qual a taxa de juro à ordem que ganhamos quando temos o capital não investido em títulos? Tudo isso é definido aqui nesta caixa.

Estas regras são tão gerais que permitem trabalhar em qualquer mercado, Acções, Metais, Cereais, Mercadorias, Divisas, Obrigações, etc, com compras, vendas a descoberto (short), à vista, a prazo, em cash ou com Futuros.

Neste momento já temos as regras do sistema. Agora basta aplicá-lo a um título particular e determinar a sua rentabilidade. Chama-se a isso "testar o sistema" (system testing). Eis aqui como aparecem os resultados de um teste:

lic010_c.jpg (61364 bytes)

O System Tester inseriu no gráfico os sinais de compra e venda (setas verdes e vermelhas) e desenhou, em cima, o gráfico da evolução do nosso capital ao longo do tempo (com uma agradável tendência ascendente). Em cada transacção fictícia calculada, o System Tester teve em conta as comissões devidas aos corretores, juros recebidos no interregno, margens de uma eventual conta margem, etc. Ganhámos muito dinheiro com o sistema, mas isto ainda não chega para dizermos que ele é bom.

Temos que comparar a rentabilidade obtida com a rentabilidade da estratégia Buy and Hold (comprar o título no início e manter até ao fim, sem nunca negociar pelo meio). Se a rentabilidade obtida superar a da Buy and Hold, este sistema é potencialmente bom. Devemos então testar o sistema com muitas empresas, de muitos mercados e em várias épocas. Se o sistema bater consistentemente a estratégia Buy and Hold, com a maioria das empresas, e se o fizer na maioria das épocas consideradas, então é um bom sistema, susceptível de fazer o seu autor ganhar muito dinheiro rapidamente.

Compreendo que você aqui tenha dúvidas. Será que isto funciona mesmo? É assim tão fácil bater o mercado? Repare: ninguém diz que é fácil encontrar e optimizar um bom sistema. Se você pensar num sistema e o testar, o mais certo é ele ser mau. Mas a linguagem MetaStock tem 110 indicadores pré-definidos... Quase todos podem usar parâmetros variáveis... Podem-se combinar muitos destes indicadores em fórmulas e conjugar várias condições com operadores lógicos... Com tudo isto, você tem um número virtualmente infinito de sistemas para descobrir...

Mesmo que a maioria seja má, é muito provável que você descubra alguns bons... E basta conseguir alguns, escolher o melhor, optimizá-lo e passar a negociar na Bolsa baseado nesse sistema para, com toda a probabilidade, ter grande sucesso.

Aqui também há muita gente que duvida e pergunta: "Mesmo que eu encontre um bom sistema, o System Tester só o analisa no passado; que garantias tenho eu de que um bom sistema no passado continue a ser bom no futuro? A história pode não se repetir!"

A dúvida é pertinente. A minha resposta é esta:

Tem razão, não há garantias absolutas. Mas há fortes probabilidades de ganhar. Os bons resultados de um sistema tendem a ser reflexo de padrões matemáticos fundamentais, sistemáticos. Esses padrões tendem a durar muito, muito tempo, décadas talvez e, se eles funcionaram nos últimos 10 anos, devem continuar a funcionar nos próximos 3 meses. A história

deverá tender a repetir-se. Os analistas técnicos acreditam que a história se repete, senão não seriam analistas técnicos.

E depois, veja: não é verdade que este Mundo está cheio de perigos? Jogar na Bolsa é arriscado, isso qualquer jogador sabe. Se você não tem uma atitude de alguma aceitação do risco, então mais vale investir só em depósitos bancários ou obrigações... Já que vai arriscar, porque não perder algum tempo a pesquisar sistemas? Pode falhar. E daí? Também pode acertar e, se não usasse o System Tester, também poderia falhar. Há algum investidor no Mundo que, à hora de deitar, tenha a certeza absoluta de que a sua carteira, no dia seguinte, vai valer mais do que neste dia? Acho que não, nem o George Soros.

Ganhar uma fortuna? Isso é mesmo possível? É fantástico como tanta gente pensa que estas coisas são utópicas, contos das mil e uma noites. O volume de negócios na nossa Bolsa atinge, às vezes, os 50 milhões de contos por dia... O volume negociado no Mundo atinge biliões de contos diariamente. Com tanto dinheiro a circular, a existência de alguns investidores bem sucedidos que, sistematicamente, lançam as suas canas de pesca e pescam algum peixe graúdo através de técnicas novas, para mim, não é uma possibilidade, é uma certeza. Tenho a certeza de que os meus clientes experientes, que usam o MetaStock para apoiar as suas decisões, ganham consideravelmente mais do que a média dos intervenientes do mercado, porque falo com eles muitas vezes sobre isso. Tenho a certeza de que, por esse Mundo fora, há alguns milhares de estudiosos, não necessariamente institucionais, nem necessariamente detentores do MetaStock, que estão a extrair, a drenar, toneladas de peixe graúdo do oceano da Bolsa. Eles fazem-no com a Análise Técnica. Quem paga os ganhos destes senhores é a imensidão daqueles que está no mercado e que não usa a Análise Técnica nem nenhuma análise de qualquer tipo. Não há assim tanta gente a usar Análise Técnica no mercado, a grande maioria vai por palpites e leitura de jornais. Não existem computadores pessoais há muito tempo, só há uns 18 anos. Não existem softwares de Análise Técnica sofisticados senão há alguns anos.

Daqui a cem anos, os historiadores dirão: "Nos anos 90 do século XX e princípios do século XXI, existiram muitos especuladores que, utilizando técnicas próprias baseadas em software Windows e nos recém-nascidos computadores pessoais obtiveram rendimentos muito elevados nos mercados financeiros".

Obtenha os conselhos do Expert Advisor