S e p a r a r  o  t r i g o  d o  j o i o
     

  
Livraria | Software Finbolsa | Slide show Finbolsa | MetaStock 11 | Cotações por Email

Mapa do site

Curso Online | Loja Finbolsa | Tour Histórico | Links | FAQ

< Homepage | Contactos

  
Painel de Empresa
O essencial para avaliar uma empresa
Tendências
Gráficos de curto e longo prazo de índices/acções
Navegação Histórica
Portugal desde 1983
Espanha desde 1986
Dow 30 desde 1900!
Cotações fim-de-dia
Para 10 mercados e índices
Masterlist essencial
PER, PCF, PBV, Div. Yield e outros rácios essenciais
Análises e Artigos
Análises por empresa
Análises desvinculadas
Artigos desvinculados
An. e Art. mais recentes

Balanços
Balanços e Dem. Res.
Dados Económico Fin.
Dados Trimestrais

Rácios
Económico Financeiros
Económico Bolsistas
Bolsistas

Tabelas Comparativas com exemplos
V.Nominal, NºAcções
Lucros Corrig. e Prev.
Res., C.Flow Operac.
Vendas, S.Líquida
Aut.Fin., Rent., Margem
Lucro/Ac, Div/Ac, Prod.
C.B., E.V., EV/EBITDA
High, Low, YtoDate
Volati., Beta, Intraday

  
Participe na Competição Global!
  
  
CURSO ONLINE DE ANÁLISE TÉCNICA

Aula 1: Administrando a sua Base de Dados

Para estudar e acompanhar o mercado, você terá de manter sempre actualizada a sua Base de Dados. A package MetaStock inclui um programa chamado DownLoader que lhe permite uma administração fácil e intuitiva.

Ao iniciar o DownLoader, você entra num ambiente Windows. Escolha a opção Open. Aparece uma caixa de diálogo contendo as empresas todas da Base de Dados. Aí você clica numa empresa.

Se quiser ver essa caixa de diálogo de escolha de empresa em detalhe, clique aqui.

Suponhamos que escolheu a Sonae Indústria. Nesse caso, a seguinte caixa de diálogo aparece:

lic001.jpg (48735 bytes)

É muito importante compreender todos estes campos, pois permite-lhe entender a estruturada Base de Dados por dentro. Acima, onde diz Folder: d:\msdata\accoes, está a indicação da directoria ou folder que estamos a abrir. Você pode ter várias directorias na sua Base de Dados, por exemplo, uma para acções Lisboa, outra para índices Lisboa, outra para acções Nova Iorque, outra para títulos de participação Lisboa, outra para cereais na Bolsa de Chicago...

Depende dos serviços de actualização que você estiver a usar e dos mercados que anda a seguir.Neste caso seleccionou a directoria de acções de Lisboa.

Onde diz Name está simplesmente o nome da empresa. Você pode mudá-lo sem problemas, tem uma função meramente descritiva. Onde diz Symbol está o símbolo da empresa, que é uma sequência alfanumérica que identifica univocamente a empresa na Base de Dados.

Aquando de uma actualização automática (que tem de ser baseada num qualquer serviço de fornecimento de cotações), o software de actualização, também da família do Metastock, lê nos ficheiros de input uma linha contendo o símbolo da empresa, identifica esta, e adiciona as cotações do dia à Base de Dados.

A First Date contém a data da primeira cotação da empresa na sua Base de Dados. Você nunca precisará alterá-la. Units: decimal, significa que as cotações aparecem em decimais e não em fracções (nos EUA usam-se fracções).

A checkbox Opening Prices não está marcada nesta Base de Dados, porque ela não inclui abertura. O Metastock permite o uso de abertura. Se você desejar usá-la, marque esta checkbox.

A checkbox Open Interest só é relevante para obrigações ou outros valores que paguem juros. Por isso, nesta Base de Dados, também não está marcada.

Finalmente, na parte de baixo, você pode ver as cotações, correspondendo cada linha a uma sessão de Bolsa. No caso de você actualizar as cotações à mão (o que eu não aconselho devido ao trabalho que dá) deverá fazê-lo aqui. Como vê, o ambiente é celular, semelhante ao Excel.

Algumas actividades de actualização da sua Base de Dados, que você deverá seguir para a manter sempre "afinada". 

 

1) Introdução de novas empresas

Sempre que surja uma nova empresa na Bolsa, chame o DownLoader, escolha a opção New Security, e entrará na caixa de diálogo mostrada acima. Aí introduza o nome da nova empresa e o símbolo (para se informar sobre o símbolo contacte a Meta Online). Na First Date introduzaa data da primeira cotação em Bolsa da empresa. Nas check boxes da direita não marque nada. Depois disto, a Base de Dados ficará apta a receber as cotações da nova empresa.

 

2) Alteração de símbolo de empresas

Por vezes há empresas que alteram o seu símbolo. Esta alteração tem que ser repercutida na sua Base de Dados. Chame a opção Open e abra a empresa em questão. Depois, onde diz Symbol, apague o que lá está e introduza o novo símbolo. Para saber qual o novo símbolo, contacte a Meta Online.

 

3) Introdução de splits

Quando as empresas fazem aumentos de capital, reduções de capital, emissões de obrigações reservadas a accionistas ou outras operações que confiram certos direitos de subscrição aos accionistas, as cotações ajustam a um nível de preços diferente. Nesse caso, você deverá introduzir um split na Base de Dados. Calcule o split ratio em função das condições do evento que lhe deu origem (se for cliente da Meta Online, nós fornecemos-lhe o valor por email), vá ao DownLoader, abra a empresa e escolha a opção Adjust / Split.Aparecerá a seguinte caixa de diálogo:

Clique aqui para ver a caixa de diálogo de introdução de split.

Depois, introduza os dados. Na imagem anterior está exemplificado um split com o split ratio de 2.5 para 1, na data de 9-3-98. Esta data corresponde à última cotação a ajustar com o rácio de ajustamento dado pelo split ratio. Na data inicial, não ponha nada, deixe estar a que lá está.

Visualize o seu primeiro gráfico